Siga-nos

O vírus que causou o surto de febre amarela no início de 2018, em Minas Gerais, é o mesmo que causou o surto em 2016/2017. Foi o que demonstrou um estudo desenvolvido por diversas instituições, entre elas a Fiocruz Minas. De acordo com o trabalho, o vírus persistiu no estado nesses dois últimos anos. A pesquisa levantou ainda a hipótese de que o agente pode ter vindo do Centro-Oeste do país, devido aos registros epidemiológicos nessa região em 2015.

“Como o vírus da febre amarela é endêmico na Região Amazônica, uma das hipóteses cogitadas era que o vírus causador dos surtos havia vindo de lá e que tivesse chegado ao Sudeste na mesma época em que apareceram os casos. Entretanto, vimos que isso não é verdade, uma vez que o mesmo vírus já estava circulando no estado de São Paulo em 2016”, explica o pesquisador da Fiocruz Minas, Pedro Augusto Alves.

Amostras
Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores fizeram um sequenciamento parcial de amostras de pacientes e de carcaças de primatas, afetados pela doença nos últimos dois surtos. Em seguida, eles compararam os resultados com amostras de diferentes anos e localidades, que estavam armazenadas em um banco de dados. Assim, foi possível compreender a origem do vírus que provocou o grande número de casos de febre amarela no Sudeste.

Para o pesquisador, chama atenção o fato de que o agente tenha encontrado condições favoráveis de sobrevivência na região Sudeste, durante um longo período, até que começassem a aparecer os primeiros casos em humanos, mantendo-se no Sudeste de 2016 a 2018. Esse fato serve de alerta de que a região Sudeste também pode ter condições climáticas e ambientais para a manutenção do vírus, o que antes imaginava-se ser possível apenas para a região Amazônica.

Segundo o estudo, também merece atenção o fato de o Centro-Oeste possivelmente ter funcionado como área de transição importante para a febre amarela. Devido à sua localização geográfica, o Centro-Oeste poderia estar facilitando a transposição do vírus da Região Amazônica para o Sudeste, como já observado em surtos anteriores.
“Goiás e Mato Grosso já precederam surtos relacionados a várias doenças no Sudeste, o que significa que o Centro-Oeste é uma área chave para as ações de vigilância, não apenas em relação à febre amarela, mas também em relação a outras doenças”, destaca o pesquisador.

As conclusões deste estudo corroboram com os resultados de uma pesquisa publicada pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) em agosto de 2017, em que os cientistas identificaram mutações no vírus que circulou no Espírito Santo durante os surtos recentes e sugeriram que o Centro-Oeste pode ter servido de rota do vírus.

“Outro ponto em comum entre os dois estudos foi a constatação de que o vírus presente no Sudeste também tem características semelhantes a um tipo que circulou na Venezuela, indicando uma possível origem. Mas também é importante lembrar que a Venezuela abriga parte da região considerada amazônica”, comenta Pedro.

O pesquisador afirma que ainda é uma incógnita a forma como esse vírus que provocou os dois surtos irá se comportar daqui pra frente. “O que se sabe, com as pesquisas feitas até o momento, é que o vírus causador das duas epidemias teve uma entrada única no Sudeste. Ou seja, trata-se de um grupo homogêneo que se estabeleceu de forma efetiva e causou estragos ainda não documentados. A forma como ele vai se comportar daqui pra frente é desconhecida, o que reforça a importância de ampliar a cobertura vacinal, medida que o Estado de Minas Gerais já vem adotando”.
www.ddtecdesentupidora.com.br

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Email
LinkedIn

Últimos artigos

DDTEC Desentupidora Sorocaba Zona Norte

Se você mora ou trabalha na Zona Norte de Sorocaba e está enfrentando problemas de entupimento em sua casa ou empresa, é importante contratar uma desentupidora

Desentupidora de esgoto Sorocaba

Se você está enfrentando problemas com entupimento de esgoto em Sorocaba, seja em sua casa, condomínio ou empresa, você provavelmente já percebeu como isso pode

Hidráulica

Hidráulica em Geral A DD.TEC Desentupidora e Dedetizadora conta com o serviço de hidráulica em geral para efetuar reparos em suas instalações hidráulicas ou se necessário realizar a trocas

Limpa Fossa

Tudo que você precisa saber sobre Limpa Fossa e Fossa Séptica Se você mora em Sorocaba ou está planejando construir uma casa na região, é

Limpeza de caixa D´água

É recomendado que a limpeza da caixa d’ água seja feita a cada 06 meses. Para ter controle é importante que, após a manutenção da

Desentupidora em Sorocaba

A DD.Tec desentupidora em Sorocaba atua no mercado de desentupimento profissional, contando com o que há de mais moderno em equipamentos destinados aos serviços de desentupimento, hidrojateamento,

Precisa de ajuda?