A limpeza da caixa de gordura é necessária e obrigatória em qualquer residência, são de extrema importância para garantir a saúde de todos os moradores da residência, além, é claro, de ser importante para preservar o meio ambiente e a fauna do local onde vivemos.
Para que esta estrutura funcione de forma correta é preciso que seja feito a manutenção necessária e preventiva. A principal manutenção preventiva para a caixa de gordura é a limpeza correta.
Muita gente deixa para limpar a caixa de gordura apenas quando ela já está entupida. Esta é uma atitude perigosa e que deve ser sempre evitada, afinal, quando a caixa chega a entupir, é possível que haja danos em sua estrutura.
Alguns sinais da caixa de gordura entupida são:
• Escoamento lento da pia;
• Ralo da pia borbulhando durante o escoamento;
• Mau cheiro proveniente do ralo da pia;
• Água transbordando pela tampa da caixa de gordura.
Estes são sinais claros de que a caixa de gordura precisa de uma limpeza. Geralmente o desentupimento é resolvido assim que a caixa é limpada de maneira correta, nada do que se preocupar muito. Mas ainda assim, é altamente recomendável não deixar isso acontecer.
A periodicidade da limpeza da caixa de gordura pode variar de acordo com a intensidade de uso e do tipo de descarte que é feito pela pia. Locais onde o uso de gordura e óleo é constante, exigiram uma limpeza mais constante.
É preciso sempre verificar como está a situação da caixa e limpar de acordo com a necessidade. Verificar se a caixa está suja hoje em dia é bem fácil, basta levantar a tampa e analisar o conteúdo.
As caixas modernas são desenhadas para facilitar este tipo de operação e garantir um tempo e vida útil maior.
De forma geral, é possível estimar que a limpeza da caixa de gordura precise ser feita com a seguinte periodicidade:
• De 6 em 6 meses para as caixas localizadas em residências comuns;
• De 3 em 3 meses para caixas de gordura de apartamentos;
• De 1 em 1 mês em bares e restaurantes de pequeno porte ou pousadas e albergues;
• No caso de grandes restaurantes, ou restaurantes com comida tipicamente gordurosa (cadeias de fast food) é necessário que a limpeza seja realizada de uma em uma semana, dependendo da robustez do sistema de coleta de gordura.
Claro que está não é uma regra estrita, mas ainda assim serve para nortear quem quer garantir que suas caixas de gordura funcionem de forma adequada.